- Área: 400 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:MCA estudio
-
Fabricantes: Cozendei, Deca, Ekko Revestimentos, Favo, Pedras Lolinha, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Antigos moradores do condomínio de casas que margeia o Jardim Bontânico no rio de Janeiro, os proprietários um casal com dois filhos adolescentes, decidiram adquirir um imóvel no mesmo local mas com área mais ampla. A casa escolhida precisava de uma grande reforma de adequação dos espaços para que ficassem mais amplos, iluminados e arejados. Um dois maiores desafios era manter as lajes existentes mas conseguir aumentar o pé direito. O recurso foi manter as alturas mas rebaixar um pouco os pisos já que existiam muito degraus, assim o térreo e o terraço ficaram com todos os ambientes no mesmo plano. Para agilizar a obra e ampliar a construção com maior liberdade decidimos utilizar estrutura metálica que ficou aparente dando um ar mais industrial e brutalista em companhia das esquadrias com acabamento tipo aço inox e o concreto aparente do lado externo. Da rua a casa é uma caixa de concreto que “protege” os moradores.
No térreo, a área da sala foi ampliada e abrimos o maior número de portas e janelas possíveis para conseguirmos uma boa entrada de luz. A sala de jantar e de estar são integradas através da porta de correr de madeira e a cozinha, através de uma janela tipo guilhotina. A uniformidade também é feita através do piso todo em porcelanato de fácil manutenção, um dos pedidos da proprietária que gosta de coisas práticas já que tem filhos e animais em casa. Para dar uma aquecida e um clima mais orgânico utilizamos madeira nos detalhes e pedra na parede da varanda continua a casa proporcionando uma vista agradável do ambiente. Ao fundo da varanda, uma parede de cobogó delimita a área de serviço.
A circulação vertical da casa é feita através da escada original da mesma que a pedido dos proprietários não foi demolida.
No pavimento intermediário estão os quartos. Dois deles voltados para o fundo do terreno tem varandas que garantem a entrada de luz. Já o quarto do casal e escritório estão voltados para a fachada frontal e painéis de correr em veneziana de alumínio articulável garantem a privacidade e ventilação.
No terraço toda a construção existente foi demolida. O desejo era por uma área de lazer toda integrada que pudesse aproveitar ao máximo a vista maravilhosa da Floresta da Tijuca. Optamos por poucas paredes, pé direito alto e grandes vãos que são fechados com painéis de vidro temperado para proteger o local das chuvas fortes mas que permitem que a vista esteja sempre presente. Uma pequena piscina e uma área gourmet com churrasqueira e forno de pizza garantem a diversão da família e amigos. A sala de TV que as vezes é usada como quarto de hóspedes, é separada apenas por uma porta de correr em madeira garantindo a continuidade da vista da mata de todos os ambientes. O piso utilizado foi o mesmo do térreo assim como o cobogó do fundo da piscina e a pedra da caixa da escada mantendo uma uniformidade de acabamentos.
Todos os materiais utilizados foram escolhidos para serem funcionais sem perder a beleza estética, a integração com a natureza e o conceito do projeto de conseguir um contraste entre industrial e orgânico